Esta é uma história muito longa e muito linda de um homem que descobriu um caminho de cura amplo e amoroso, a partir de sua experiência como psicólogo numa ala de loucos criminais num Hospital Estatal do Hawai. O Dr. Lhaleakala é Presidente e administrador da Fundação que vem trabalhando com milhares de pessoas há anos, inclusive grupos das Nações Unidas, Unesco. Ele tem larga experiência no tratamento de pessoas mentalmente enfermas, como criminosos mentais e suas famílias. Quando começou seu trabalho no Hospital havia muita violência entre os internos e, quatro anos depois, tudo ficou em paz. Nesse trabalho ele não teve contato com nenhum dos internos, ele trabalhava consigo mesmo e só ia no pavilhão para ver os resultados. Caso ainda apresentassem problemas ele ia trabalhar mais um pouco consigo mesmo.
Compartilho abaixo um texto que conta um pouco mais desse mágico processo de cura:
Se seu mantra alguma vez foi ''Deve haver um jeito mais fácil'', então você precisa experimentar Ho’oponopono. Este antigo sistema de crenças havaiano oferece uma cura para um mundo que tem sido inundado por padrões de pensamentos intelectuais e rígidos.
Encontrar Lhaleakala e Mabel foi como entrar num oásis cheio de paz.
Dr.Lhaleakala é um educador e psicólogo, que é professor e praticante dessa arte antiga, que ele atualizou para o mundo de hoje. A Sra. Katz também é praticante e tem realizado palestras e treinamentos pelo mundo todo com o Dr. LIhaleakala. Ela compartilhou algumas das experiências nas quais usa as ferramentas simples do Ho’oponopono em sua vida diária como contadora, negociadora e coordenadora de eventos.
Dr. Lhaleakala pegou meu bloco e mostrou-me uma página em branco. Ele disse: É assim que nós chegamos...limpos, sabendo quem somos, sem ideias preconcebidas, somos o número um, que representa nossa inteireza. Então, o primeiro pensamento de separação ocorre (enquanto ele faz um X na folha em branco) e nós fazemos nossa primeira “mancha”. Não somos mais um, mas nos dividimos...agora representados por 2. Dois nos levam ao lugar do certo e do errado, do bom e do mau, da luz e da sombra.
Nós causamos a “mancha” em nossa inteireza e podemos pedir para que ela seja limpa. É ai que surge o Ho’oponopono.
Hoo significa causa em havaiano e Ho’oponopono significa perfeição. Nós temos a habilidade de voltar a um estado perfeito... a página em branco, apenas perguntando o que dentro de nós causou a “mancha”; essa divisão no pensamento vem à tona para ser liberada. Nós pedimos perdão por ter abrigado esse pensamento que nos separou da Unidade com o Espírito... e o pensamento “manchado” desaparece.
Dr.Lhaleakala falou que às vezes ele precisa perguntar 3 vezes até o motivo por trás do pensamento aparecer para ser liberado. E quando é liberado, o espaço é imediatamente preenchido de novo com a amorosa Unidade.
A Sra.Katz compartilhou como em suas próprias experiências essa ideia funciona em ação. Ela contou que após seu divórcio sentiu que nunca mais seria financeiramente capaz de ter novamente uma casa. Era um pensamento que carregava dentro dela. Ela achava que pagaria aluguel pelo resto da vida.
Depois de encontrar a casa perfeita para alugar, o locador lhe disse que estava vendendo a casa, e que ela poderia comprá-la ou se mudar. Ela confrontou a ideia dentro de si mesma, de não ser capaz de comprar uma casa e pediu para liberá-la. Ela afirmou a ideia de que a casa era dela, e que as condições financeiras estavam disponíveis para ele. E então, como à vezes acontece com o Espírito, no ultimo instante, recebeu um telefonema dizendo que seu empréstimo tinha sido aprovado.
Quando nos confrontamos com as “manchas” dos outros, o Dr.Lhaleakala disse que em vez de julgarmos ( o que só reforça nossa própria divisão em 2... que o outro é diferente, que está em desequilíbrio ou doente) é hora de pedirmos para clarear nossa própria consciência da divisão. Se podemos ver divisão no nosso mundo, e em tudo que entramos em contato, é porque carregamos a divisão dentro de nós.
Enquanto pedimos para liberar nossos pensamentos de divisão dentro de nós, nosso estado de Unidade retorna. A divisão não precisa se refletir no nosso mundo. Nosso mundo é limpo e se torna inteiro, enquanto nós nos purificamos.
Se nossos filhos, nosso companheiro ou nossos amigos estão experimentando a divisão em suas vidas, procure limpar seus próprios pensamentos e veja como isso afeta os que estão em sua vida.
Que ideias dentro de você trouxeram esse reflexo no seu mundo exterior? Peça para que qualquer pensamento que cause divisão em sua vida apareça para ser liberado, e peça perdão por manter esse pensamento que não está alinhado com o princípio da Unidade e Amor.
Ou como disse um de nossos grandes profetas: "O amor é tudo que existe." Esta ideia dá um significado maior às nossas instruções. Ame seu vizinho, como você se ama. Nós sempre pensamos que devíamos fazer a primeira parte, quando é a segunda que devemos experimentar. Como podemos amar ao outro, quando não começamos a amar a nós mesmos? E Ho’oponopono nos oferece uma maneira simples, não é fácil, mas simples, de amar nosso estado de paz e unidade a tal ponto que sempre podemos voltar a ele. Nós voltamos ao estado de Unidade, pedindo por nada além de que a unidade seja liberada. Nós causamos mudança em nosso mundo, mudando o que há dentro de nós.
E há mais... mas esta é a base sob a qual esta crença ou conhecimento é construída. Se você tiver a chance de experimentar o que o Dr.Lhaleakala e a Sra. Katz propõem... uma experiência de amar a si mesmo, e como manter esse amor para mudar o seu mundo e o mundo como um todo. Tudo se resume a conhecer a si mesmo e Ho’oponopono oferece a chave para abrir essa porta.
Dr. Lhaleakala Hew Len, Ph.D e Mabel Katz, ABA, EA
Tradução: Cecília Gallucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário